Pular para o conteúdo principal

Uma escada até a Terra (e não até o Céu) | Gênesis 28:10-17

"E sonhou: Eis que estava posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela." Gênesis 28:12

 Era noite. Ele estava fugindo de casa: enganou o pai, se passando por seu irmão; mentiu, três vezes. Foi rumo a outra terra, formar família em outro lugar. Família? Irmão já não tinha mais, mas um inimigo. Agora era só questão de tempo. O seu irmão já o tinha jurado de morte. Era só questão de tempo: o velho ia morrer e então morreria também aquele que o enganou. 

 Naquela noite, fugindo da vingança do irmão - fugindo como um mentiroso, um enganador mesmo, ou seja, fugindo como culpado, não como inocente - , sozinho, arruma algum lugar para dormir, talvez coberto do sereno, e toma por travesseiro uma pedra. Deita e dorme, fugitivo, culpado, com uma pedra por travesseiro.

 E sonha.

 No sonho ele vê uma escada inimaginável, que saia do chão e subia e subia até alcançar o céu. E ele olhando viu que anjos subiam e desciam por essa escada, ora descendo à Terra, ora subindo de volta ao céu. 

 De repente, assim, ele pôde ver que afinal de contas o céu não está realmente separado da Terra. O céu não é tão silencioso, indiferente quanto pode parecer. Há uma ligação. Há atividade. Há um caminho entre o Céu e a Terra. E não é uma via de mão única: Não só os anjos descem cumprindo ordens divinas, como também sobem. Da Terra voltam ao céu.

 E mais. Ele olhou e viu que lá, lá em cima, no topo da escada, estava o próprio Deus, o Senhor. E Ele falou, trazendo uma grande promessa. Uma promessa grande, rica, e, surpreendentemente, sem condições. Ele simplesmente agiria e o abençoaria, sem fazer sequer menção à fuga e à culpa.

 E então Jacó acorda, impressionado com o sonho. Acorda temendo e tremendo, parando para pensar em tudo aquilo - ter encontrado Deus. E isso é o mais interessante: Jacó só reagiu depois que acordou. Isso porque o ponto todo é esse: Deus vem à Jacó em sonho porque assim Jacó está parado, calado. Não é hora de Jacó dizer nada, não é hora de Jacó fazer nada. A escada, afinal, não é para que Jacó suba. Aliás, Jacó sequer estava procurando escada alguma, não estava pensando em Deus. Até ali, o Senhor era o "teu Deus" (Gn 27:20), o Deus de Isaque, seu pai. Não era Deus de Jacó. Jacó só queria fugir, mais nada. A escada não era de Jacó. A escada era de Deus. No meio daquelas trevas exteriores, da noite ao relento, daquelas trevas interiores, de medo e culpa, foi Deus que veio a Jacó, sem que ele esperasse. Não era a escada para se subir e chegar ao céu, mas a escada pela qual o Céu vem ao encontro da Terra. 

 E assim Deus naquela noite veio ao encontro do fugitivo, culpado e mentiroso Jacó, e lhe fez promessas grandes e maravilhosas, porque Deus é o Deus que vem ao nosso encontro. 

 Temos esperança. O céu não está longe demais, e não somos nós a procurar o caminho. O Senhor vem.

"E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem." Jo 1:51

Ó vem, Emanuel!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando