Pular para o conteúdo principal

Sobre mim

  Olá, que a paz do Senhor Jesus seja com você! 


    Eu

 Eu sou o Pedro, um pecador salvo só pela graça do meu Senhor. Gosto de literatura, filosofia, teologia, e, especialmente, da bíblia e de conversar. Acho incrível o fato de que Deus realmente Se revelou a nós, de que realmente podemos conhecê-Lo, e de que qualquer pessoa têm essa oportunidade. Por isso, acho que uma das coisas mais abençoadas da vida é conversar, ouvir o outro expor o seu ponto de vista, as suas ideias, o que o surpreende e o que o entristece. "Se alguém gloria-se, que se glorie em Me conhecer," e qualquer pessoa pode conhecer a Deus, portanto aprenderei de qualquer pessoa o que ela tiver para me ensinar de verdadeiro, justo e bom. (PS: Isso vale para os ímpios também, porque eles podem no mínimo falar sobre a "chuva que cai sobre os justos e injustos".)


     Ser edificado é viver melhor para a glória de Deus

 Acredito que o conceito bíblico de "edificação" não se refere a um mero encorajamento ou ânimo, mas a uma realidade maior: Cada pessoa que segue a Cristo está sendo construída, "edificada", como parte do grande Templo de Deus que é o Seu povo (Efésios 2:20). Dessa forma, o que "edifica" é aquilo que nos torna mais aptos a glorificar a Deus por percebermos melhor quem Ele é— seja lembrando de um versículo, cantando um hino, orando até a angústia ser informada, olhando a imensidão das nuvens no horizonte, ajudando uma pessoa ou sendo ajudado por alguém. Deus é mais glorificado em nós quando estamos sendo crescendo na apreciação da Sua glória, sendo melhores "Templos", o que inclui, sem dúvida, estarmos satisfeitos e apaixonados por Ele.


     Base da fé

 Algumas coisas tiveram um impacto mais formativo em mim, e eu gostaria de listá-las aqui para que possam te edificar também, de alguma forma. Minha conversão aconteceu em algum momento indeterminado enquanto eu lia o novo testamento, especialmente quando vez após vez vi a paixão do autor de Hebreus por Jesus, e o quão próximo Ele é de nós. Daí, pesquisando sobre trechos do livro, acabei encontrando o hino Autor da Minha Fé, do Grupo Logos, e desde então, pela graça de Deus, tenho seguido o Senhor.

 Citações de Hebreus

 Hebreus 1:1-4

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da Sua glória, e a expressa imagem da Sua Pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do Seu poder, havendo feito por Si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.”


Hebreus 12:1-3

 "Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que Lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra Si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos."


Em minhas palavras

Cinco Solas:

  Só a Escritura é a revelação perfeita de Deus;

  Só pela Graça sou salvo, não mereço de forma alguma o perdão de meus tão grandes pecados;

  Só pela Fé sou salvo, não há nada que me torne digno de salvação;

  Só Cristo me salva,  nenhum  outro  nem nada mais senão o Senhor Jesus Cristo, que morreu no meu lugar e ressuscitou me dando nova vida;

  Para Glória Só de Deus, eu não sou louvável por ser salvo, mas Deus é louvável por salvar alguém como eu.


Tulipa:

  Eu nasci Totalmente Depravado, nunca me importei em obedecer a Deus, nem considerava seriamente se Ele existia; era escravo do pecado e meu maior prazer era pecar, e eu merecia ser condenado por tudo isso.

  Deus me Escolheu Incondicionalmente; mesmo eu sendo a pior pessoa, merecendo ser destruído e condenado, Deus Pai escolheu me salvar para demonstrar Sua Graça e Seu Amor, sem eu ser digno, somente para Sua Glória.

  Jesus Cristo, o Filho de Deus, fez Expiação Especificamente por mim; Expiação quer dizer que Ele sofreu a minha condenação, Ele morreu no meu lugar; os meus pecados foram punidos nEle. Deus Pai não vai me condenar nem está irado comigo, porque o Sangue de Cristo não foi em vão, Ele já pagou todos os meus pecados para sempre.

  O Espírito Santo de Deus me chamou com Graça Irresistível; quando Ele me mostrou tudo isso Ele também me deu fé para confiar em Jesus. Eu era cego e não acreditaria sozinho mas Ele é tão bom que transformou meu coração e agora eu vejo quão errado eu estava e quão maravilhoso Deus é.

  Ele também me capacita para que eu Persevere nessa fé e seja Santo. Deus prometeu me salvar, não há nada que vá Lhe impedir; agora eu vou viver o resto da vida me santificando e agradecendo por Sua maravilhosa Graça, e quando o Senhor Jesus voltar eu estarei com Ele para sempre!


     E sobre você?

 Meu objetivo com esse blog é deixar ao acesso de todos o que eu tenho encontrado de edificante nas minhas leituras e o que mais for. Espero e oro para que o Espírito Santo use meus textos para acordar os leitores para a maravilhosa e abençoada realidade do Deus Triuno, que é glorioso e ama genuinamente os que confiam nEle. 
 Eu ficaria muito feliz em te ouvir, seja qual for o assunto, desde um pedido de oração por um familiar doente ou uma coisa que descobriu na bíblia e te edificou muito, até uma solicitação de tradução de algum texto em inglês ou italiano. Ficarei feliz em conversar com você.

 Contato: emailpedrolog@gmail.com
 Inscreva-se para receber os textos por email: http://feeds.feedburner.com/PedroHLima

 Que o Deus que Se revela, age, ama e vai até o fim te abençoe!

















 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando