Pular para o conteúdo principal

Só o Evangelho | Uma reiteração dos cinco "só" da Reforma Protestante

 Temos naturalmente a tendência de adicionar observações, detalhes, condições à salvação que o bendito Deus Triuno realizou em Seu povo. Mas um legado importantíssimo da Reforma são suas exortações a voltarmos à simplicidade do evangelho da soberana, graciosa e completa redenção. Especificamente, somos lembrando de cinco exclusividades: A única autoridade em que devemos crer de todo coração, o único motivo para sermos salvos, o único meio de sermos salvos, o único salvador e o único objetivo da salvação.


A autoridade 

 Só a Escritura é a autoridade absoluta dada por Deus;


 Toda verdade é julgada pela sua concordância com a Escritura, que é inspirada por Deus. A fonte do nosso conhecimento sobre a salvação é a bíblia, e pela bíblia qualquer ideia sobre a salvação é confirmada ou rejeitada. Se um argumento discorda da bíblia, não importa se foi dito por um líder religioso, por um cientista ou quem quer que seja; não importa se é bem articulado, bem pensado e bem ilustrado — se discorda da bíblia, não pode ser aceito. A revelação das verdades eternas está registrada de forma infalível na bíblia somente, de forma que ela é a autoridade à qual todas autoridades estão submetidas. 

 Assim, nela nos é revelada a salvação que o bendito Deus Triuno operou em Seu povo, e a salvação se deu dessa forma:


O motivo

  Só pela Graça sou salvo, não mereço de forma alguma o perdão de meus tão grandes pecados;


 Se Deus não se dignasse a nos salvar, não haveria motivo algum para sermos salvos. A salvação acontece por pura graça de Deus — o que moveu Deus a nos salvar não foi nada que ele viu em nós, nenhum mérito nosso, não foi questão de necessidade, mas o simples desejo generoso de nos resgatar do pecado, um ato que demonstra a riqueza da Sua graça.

 Sendo por pura graça e generosidade movido a nos salvar, o meio que Deus escolheu de livrar o Seu povo foi:


O meio

  Só pela Fé sou salvo, não há nada que me torne digno de salvação;

 Não são as obras o distintivo entre aqueles que Deus salva e os que são condenados. O ímpio certamente morrerá por seus pecados, enquanto o justo viverá, na disposição graciosa de Deus, não porque faz boas obras — não, o justo viverá pela fé. Ou seja, os condenados são condenadas pelas obras pecaminosas, pelo pecado, mas os salvos não são salvos pelas obras justas, pela santidade: o salvo é salvo pela fé, simplesmente. O caminho que Deus traçou para que os salvos fujam não é uma cota de boas ações, mas é a pura e simples fé nEle, é a confiança na Sua misericórdia.

 A misericórdia específica com a qual Deus nos salvou e em que deve estar nossa fé é:


O ato

  Só Cristo me salva, nenhum outro nem nada mais senão o Senhor Jesus Cristo, que morreu no meu lugar e ressuscitou me dando nova vida;


 A salvação pode ser especificamente apontada como sendo a pessoa de Jesus, Ele somente. O momento que me justifica, a cena em que meus pecados são perdoados, não é o sacrifício de Jesus há dois mil anos e a nossa boa conduta desde que O conhecemos, não é também a obra de Cristo e a intercessão de Maria ou dos santos por nós. O bilhete de entrada no céu não tem escrito, de um lado, a obra de Cristo, e, do outro, as nossas melhores obras, nem Cristo nos apresenta ao Pai e Maria confirma sua palavra. Não. O ato salvífico suficiente, perfeito, completo, foi realizado pelo Senhor Jesus somente. Deus olha para a fé como distinção entre salvos e perdidos — a fé posta em Cristo somente, que por ser o Filho de Deus encarnado pagou com Seu sangue toda a dívida do nosso pecado. Isso basta, nada mais é necessário 

 Sendo a salvação, por tanto, uma obra idealizada por Deus e realizada por Deus, nossa consideração dela deve ser:


O fim

  Para Glória Só de Deus, eu não sou louvável por ser salvo, mas Deus é louvável por salvar alguém como eu.


 Toda consideração sobre a salvação — começo, meio e fim — deve nos levar a reconhecer só Deus como responsável e, por isso, digno de honra. Devemos reconhecer que Deus teve a iniciativa e Ele mesmo também realizou tudo para a nossa salvação: proveu o sacrifício para perdoar nossos pecados, nos sustenta em santificação e nos levará puros para junto de Si na eternidade.


 Assim, um resumo da mensagem do evangelho afirmada na reforma seria:


 Segundo a Escritura, somos salvos pela graça, por meio da fé em Cristo Jesus, para a glória só de Deus.



Photo by iMattSmart on Unsplash

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando