Pular para o conteúdo principal

J. abala céu e chão | Josué 6:1-20

  J. foi escolhido por Deus como o líder do Seu povo na conquista de Canaã, a terra prometida. Tarefa difícil, mas o Senhor esteve com Ele. E de fato, não era só garantir a própria terra: ele também seria o instrumento de Deus para trazer o juízo àqueles povos pecadores que moravam naquela terra. Hoje aguardamos um juízo final, mas naquela época, para os cananeus, já estava acontecendo uma prévia, um juízo imediato, e J. era o líder nessa missão. 

 Nesse contexto, entrando na terra prometida, encontramos o texto de hoje: Josué 6:1–20.


Basta seguir o plano


  Jericó, uma cidade fortificada, cercada por muros, bem protegida contra os invasores.


1. Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava.


 No entanto, nosso Deus, bem humorado e, com razão, otimista, olha bem para a forte muralha e diz a J.:


2. Então o Senhor disse a Josué: — Olhe! Estou entregando em suas mãos a cidade de Jericó, o seu rei e os seus valentes.


 Em seguida, dá a ordem:


 Vocês, todos os homens de guerra, devem rodear a cidade, marchando ao redor dela uma vez. Façam isso durante seis dias.

 Sete sacerdotes levarão sete trombetas de chifre de carneiro adiante da arca; no sétimo dia, rodeiem a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

 Quando eles tocarem longamente a trombeta de chifre de carneiro, e vocês ouvirem o som dela, todo o povo gritará bem alto; a muralha da cidade cairá, e o povo subirá nela, cada qual em frente de si. (3-5)


 Mas você deveria estar se perguntando: “Espera, mas isso não é uma estratégia de guerra!” E, realmente, não é. Ele não diz “Arqueiros atrás, escudos na frente, homens com lanças no meio…”, não. Nada de armas, não por enquanto: Israel vai se apresentar frente a frente com a muralha levando somente trombetas e as próprias gargantas. O ponto que o Senhor quer fazer é simples: Quando Deus ordena, Ele cumpre. Não importa quão mínimo ou estranho pareça o ato, se Deus disse que é seguindo esse plano que se obterá o resultado, realmente se obterá. 

De fato, a vida cristã é assim, não é?

 O que é orar? Olhando só a coisa em si, é uma conversa de uma pessoa só, é falar com o silêncio, uma coisa sem sentido. Mas na verdade, a oração não é só isso — Deus a ordenou, e isso muda tudo. A oração é uma carta urgente, uma requisição para o Rei, um pedido de socorro para o Pai bondoso. Foi muito sábio quem disse que “há um céu aberto em um quarto fechado quando alguém ora.” É isso. Deus realmente está presente quando você está sozinho no escuro, orando. Ele ouve, e Ele é poderoso e quer agir no mundo, transformar a sua situação e a das outras pessoas, porque você está pedindo e Ele é bom. 

 Perceba, as trombetas não derrubam muralha nenhuma. Ganhar no grito pode funcionar com uma pessoa, mas não com uma parede de tijolos, grito não derruba muralha. Da mesma forma, a oração não tem poder. É Deus que tem todo o poder no universo. Se ele ordenou que você ore e você ora, basta. Não tenha medo: você não precisa ficar ansioso se foi claro o bastante no seu pedido, não precisa usar palavras complicadas e que você não gosta, não precisa ter medo de não ser perfeito. Não é a oração perfeita que tem poder; não é a trombeta tocando e o povo gritando que derruba muralhas. É o Deus que ouve e vê que confiamos nEle e fizemos o que Ele pediu. 

 Outro exemplo: O que é ler a Bíblia? Se você parar pra pensar, não é muito diferente de ler a notícia de ontem, que semana que vem você já terá esquecido. É tinta num papel, palavras, frases, parágrafos — histórias de muitas pessoas, muitos poemas e orações, mas tudo são palavras, apenas palavras. E no entanto, se você realmente parar para pensar, não são só palavras. O que não podemos nunca jamais esquecer é que esse mundo em que nós vivemos foi criado pelas palavras de Deus. Ele disse e as coisas foram criadas. E essa Bíblia aqui é a Palavra de Deus. Quando nós lemos a Bíblia, o Espírito Santo está fazendo com que essas palavras criem em nós amor pelo próximo, misericórdia, confiança em Deus. Quando lemos a Bíblia, o Espírito está destruindo o pecado em nós e criando do nada um comprometimento com a justiça. Quando lemos essa Palavra de Deus, está sendo criado em nós uma paixão ardente pela beleza de Jesus Cristo nosso Senhor, confiança e dependência dele; está criando em nós uma vontade enorme de ser parecido com Ele, uma vontade de apresentá-lo para as outras pessoas. Quando lemos a Bíblia do jeito certo, o Espírito Santo trabalha em nós de uma tal forma que nós conseguimos enxergar mais do que a tinta e o papel, mais do que as pessoas e as histórias — Ele trabalha em nós de modo que em tudo conseguimos de algum modo passar das palavras e chegar e encontrar o próprio Senhor Jesus Cristo, em tudo.

 A caminhada em volta da cidade não fazia nem cócegas naquela muralha. Abrir esse livro e ler pode não parecer capaz de fazer diferença nenhuma na sua vida. Mas os israelitas não caminhavam para derrubar a muralha, eles caminhavam para encontrar com o Deus Vivo que pediu que caminhassem. Ler essa Palavra é um encontro com o bendito Deus que cria o mundo e transforma corações.


 Para resumir o ponto, vou citar um pastor inglês¹ falando sobre o mesmo assunto. Ele disse:


 “Deus está pronto para vir àqueles que vêm a ele pelo caminho que ele lhes falou. Ele vai ao encontro das almas no lugar em que ele diz que as encontraria.”


 Em outras palavras, Deus tem agenda, calendário e relógio. Nosso Senhor é pontual. Ele diz onde podemos encontrá-lo, e por mais que pareça simples ou estranho — como andar tocando trombetas, como orar e ler a bíblia — Ele de fato nos encontra poderosamente.


 E assim foi, encontrou com os israelitas:


16. E aconteceu que, na sétima vez, quando os sacerdotes tocavam as trombetas, Josué disse ao povo: — Gritem, porque o Senhor está entregando a cidade a vocês!



Resgatando Raabe


17. Porém a cidade será condenada, ela e tudo o que nela houver; somente ficará viva Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porque escondeu os mensageiros que enviamos.


 Como dito, eles eram a espada de Deus, o juízo imediato àqueles povos de Canaã. Uma miniatura da condenação eterna estava para acontecer naquela cidade, destruição total de tudo e de todos. Mas o Juízo de Deus não é somente Seu momento de fazer justiça, mas também de justificar. Vemos isso aqui quando percebemos que precisamente no momento em que a cidade pecadora está sendo exterminada, a Raabe pecadora, por sua vez, está sendo resgatada. O Senhor Deus é justo e justificador. O pecador resoluto conhece a justiça na condenação, mas o pecador que percebe seu estado, que percebe o poder e a justiça de Deus e que tem fé nEle, é resgatado — como Raabe, que escondeu os mensageiros porque viu que eles eram enviados do Deus que tinha direito de encerrar aquela cidade injusta, e foi retirada daquele lugar imundo. O juízo imediato também serviu de símbolo da salvação eterna.

 Assim, o ponto é que a cidade foi condenada. Essa cidade, como todas as outras, era um amontoado de gente, um povo todo morando junto e misturado. E no entanto, Deus soube traçar uma linha invisível entre sua escolhida e o restante dos pecadores. Em outras palavras, Deus não se confunde na multidão: Ele sabe exatamente quem tem fé e arrependimento e quem não tem. A cidade do mundo pode ser um palheiro, Deus não perde a agulha que espera nEle, não joga o trigo no fogo com o joio.



Invasão ao som de trombeta e voz


20. Assim, o povo gritou, e os sacerdotes tocaram as trombetas. Ao ouvir o som da trombeta, o povo gritou com toda a força, as muralhas ruíram, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e a tomaram.


 Então, feito tudo com obediência e confiança em Deus, invadiram a cidade poderosamente. As muralhas ruíram. Glória a Deus. Mas, quero chegar um pouco mais longe. Mantendo em mente o fato de que isso era um juízo, e também o quão emblemática foi a trombeta e o grito aqui, quero trazer um outro texto para a conversa, pois a Bíblia toda é uma única história maravilhosa sobre nosso Líder e Resgatador, J. Cristo:


16. Porque o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;

1 Tessalonicenses 4:16


 Você percebe alguma relação? 

 Nesse trecho da primeira carta de Paulo aos tessalonicenses, já tantos milhares de anos após a queda de Jericó, já depois da morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo, o apóstolo fala sobre a Volta de Cristo em termos de trombeta e voz também. Paulo está fazendo uma alusão: da mesma forma que Deus ordenou que Josué tocasse trombetas e gritasse para invadir Jericó, também nosso Senhor será acompanhado de grito e trombetas ao invadir esse mundo. Como caiu a muralha, o céu se rasgará para que desça o Senhor, vindo julgar pela última vez a Cidade dos Homens. O que aconteceu com Josué é um esboço para conseguirmos entender o que acontece com o Senhor Jesus. 

 E realmente é para ajudar a entender: Da mesma forma que Raabe foi resgatada naquela invasão, também os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. É uma invasão para condenar, mas também para salvar de vez. O grito dos arcanjos e o som da trombeta vão encher o mundo, ecoando do alto para toda a terra; de repente, então, o céu vai ruir, as estrelas serão abaladas, o firmamento vai desaparecer — não haverá nada entre o próprio Senhor Jesus e a Terra; Ele descerá rodeado por uma multidão de anjos, e cada um irá adiante de si, resgatando o povo do Senhor, enquanto a Cidade dos homens é exterminada para sempre. Como com Josué e Raabe, todos os que têm arrependimento e genuína confiança em Jesus Cristo, o grande Enviado de Deus, Seu próprio Filho, serão resgatados para sempre dessa Cidade maldita que é o mundo. Todos — desde as que eram prostitutas mas hoje vivem na esperança desse resgate, até os que já morreram nessa esperança, todos os que confiam nEle serão resgatados daqui.

 Breve, sim, Jesus virá, e vai ser como na canção de Stênio Marcius:


Vai chover estrela, sol e lua se esconder

Jesus virá na glória do poder

Lamento para todo o que zombou da fé

Mas aqueles que são seus o aplaudirão de pé


 

Conclusão


 Duas frases para resumir a invasão de Jericó:


  1. Encontro com Deus tem data marcada, e a data é hoje;


 Sim, Deus é pontual. Quando a ordem é seguida, ele realiza. Quando Ele marcou um encontro com trombetas e gritos, Ele foi encontrado com trombetas e gritos. Agora, que temos encontros marcados na oração e na Palavra, Ele também será encontrado. E a data é hoje, pois “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração” (Sl 95:7-8; Hb 3:7-8).


  1. Jesus Cristo invadirá o mundo para resgatar os Seus.


 J. invadiu Jericó e resgatou Raabe. J. Cristo invadirá o mundo para resgatar todos os que, como Raabe, acolherem a mensagem de Deus com fé. Jesus, sim, vem.


Nossa esperança é Sua vinda

O Rei dos reis vem nos buscar

Nós aguardamos, Jesus, ainda

'Té a luz da manhã raiar




Pintura representando Jericó, de Konstantin Gorbatov

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando