Pular para o conteúdo principal

Louvor ao Deus Triuno, Stênio Marcius | ACQMF #8

     Louvor ao Deus Triuno, Stênio Marcius

    "Ao Bendito Deus Triuno / gratidão e honra / Pai Eterno, Filho Amado e o Divino Espírito / que de nada precisando / simplesmente fala!"


 Mais uma vez o nosso irmão Stênio Marcius aparece aqui, e glória a Deus por isso. Esse é um hino que eu acredito que não aparece em nenhum disco dele, e nem está no Spotify, mas é riquíssimo. Foi ouvindo ele que eu comecei a ver uma beleza especial no fato de que Deus é Triuno.


Extraordinária e expansiva liberdade


 Vamos começar olhando logo a primeira estrofe: 


 "Ao Bendito Deus Triuno, gratidão e honra, Pai Eterno, Filho Amado, e o Divino Espírito, que de nada precisando simplesmente fala! E o universo inteiro se apresenta para o adorar."


 Lindo! O ritmo na canção complementa perfeitamente o que é dito, é de tirar o fôlego. Primeiro, "de nada precisando". Nós temos que lembrar sempre que Deus é Triuno – Pai, Filho e Espírito Santo – e por isso Ele é suficiente em si mesmo. Deus não precisava de mais nada, pois desde toda a eternidade o Pai ama o Seu Filho, e o Filho ama Seu Pai, e ambos amam o Espírito, e o Espírito ama ambos. Deus é totalmente feliz em si mesmo! Por isso, Ele não tinha nenhuma necessidade de criar o mundo. Deus não estava sozinho e precisou criar alguém para amar– não, Deus sempre teve em companhia e amor em Si mesmo. Mas Deus é tão bom que, de nada precisando, simplesmente falou, e criou miríades de anjos, um universo imenso, e nós, homens, de um jeito que podemos conhecê-Lo. Deus é livre e usou Sua liberdade para simplesmente nos dar a existência, como um generoso e gratuito presente. Assim, o Senhor criou todas as coisas somente para a Sua Glória, para nos dar Sua bondade, sem nenhuma necessidade de obter nada das criaturas– não é como se Deus precisasse de escravos, não; Ele quis criar e adotar filhos só para que eles conheçam a maior beleza que existe: Ele mesmo. Um aleijado ser convidado a um grande banquete é uma benção, mas você ter sido criado simplesmente pela vontade de Deus para viver na vida dEle— isso é uma alegria inefável! Uma coisa é ter uma vida ruim e passar a ter uma vida boa, mas o que aconteceu conosco foi melhor: não tínhamos existência nenhuma, e ganhamos uma existência diante da face de Deus; da inexistência para a melhor existência concebível.

 Em outras palavras, Deus é Triuno, suficiente e feliz, mas também quis agir em Seu amor nos criando. Nisso Ele é glorificado. A resposta mais apropriada que brota no nosso coração é adorar a beleza desse nosso Senhor cheios de gratidão.


Acolhidos na vida de Deus


 Agora, pulando para a última estrofe, temos um retrato da nossa vida em Cristo: "Glória a Deus que fez conosco uma aliança para entrarmos no convívio da Trindade Santa. Comunhão incomparável– santo é o Deus Triuno! Pai Eterno, Filho Amado, Santo Espírito." Que bênção extraordinária! Deus é satisfeito, feliz e amável, e nós fomos trazidos a essa comunhão. Ele se comprometeu-- o Santo Deus fez uma aliança com meras criaturas mortais, e nos deu Suas promessas. Para ser mais específico, o Pai e o Filho se amam na comunhão do Espírito Santo, e nós também somos amados, tendo sido trazidos à comunhão por essa aliança: O Pai nos escolheu em amor, o Filho nos comprou apaixonadamente e o Espírito Santo habita em nós com toda consolação. Somos constrangidos com esse amor tão gratuito com que Deus nos envolve. Por isso, O amamos de todo coração, porque Ele nos amou primeiro. Sim, antes que fôssemos justos, antes que nos arrependêssemos, antes que O conhecêssemos— antes mesmo de existirmos, Ele em pura, livre e bondosa graça quis nos criar para a Sua Glória.


Link: https://www.youtube.com/watch?v=nj7QfPfvi_8





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando