Pular para o conteúdo principal

Canção do Cristão Medieval, Marco Telles Belohuby | ACQMF #9

    "Oh Jesus, manso e humilde de coração, / ouve-me, livra-me, Jesus, / do desejo de ser estimado, / do desejo de ser consultado, / do desejo de ser exaltado."


 Dessa vez, um hino bem diferente dos demais. Esse corta muito, muito fundo. É sobre humildade, uma das preocupações que a graça de Deus necessariamente traz a nós. Será que estamos mansos e humildes de coração como o Senhor Jesus Cristo requer?


     Introdução


 Essa canção pode ser dividida em duas partes: 

 Parte 1: Petição - As primeiras 5 estrofes são os pedidos do cristão por humildade genuína. Esses pedidos são: I. A primeira e segunda estrofes são sobre não buscar vanglória; II. A terceira estrofe é sobre não temer a humilhação; III. A quarta e a quinta são sobre se alegrar com a alegria dos outros.

 Parte 2: Motivação - A última estrofe declara o que nos motiva a buscar essa humildade. 

 Estou fazendo essa organização para te incentivar a pensar bastante sobre cada trecho. Medite. Meu esforço é apontar para a canção e te mostrar detalhes sobre os quais pensar com bastante calma e atenção. Vamos lá.

 Se você é cristão, você já sabe que Deus requer de nós uma humildade sincera. "Não é o discípulo maior que o mestre," e se nosso Mestre, sendo Deus, se fez homem e servo, quão mais coerentes com a nossa própria pequeneza devemos ser? O que acontece é que muitas vezes você se sente "mais" que os outros— mais interessante, mais esperto, mais digno de atenção. E isso é errado. Todos somos iguais, só Cristo é mais precioso que tudo que há.


     Orgulhosa disposição: Desejo de ser consultado não é humildade


 A canção toda é linda, mas quero focar em um único verso, e depois na última estrofe. Começando então, esse verso da primeira estrofe acaba comigo: "(livra-me Jesus…) do desejo de ser consultado." Isso me quebra. Eu gosto muito de falar, de ensinar, de ajudar as pessoas. Pra mim é um prazer saber que estou servindo, ajudando a pessoa a crescer, "edificando". Isso é bom. No entanto, o problema aparece não quando eu estou ajudando, mas quando eu estou desejando ser consultado. Quando eu vejo alguém fazendo sozinho, ou sendo ajudado por outro, e me vem à mente "Mas por que não perguntou pra mim? Eu sei fazer isso!" Em outras palavras, estar disposto a ser consultado e feliz em ajudar é bom, mas o desejo de ser consultado gera decepção, inveja, egoísmo. E isso é muito, muito ruim. Me foi uma benção ser confrontado com esse hino, aprender a pedir perdão a Deus por essa atitude também, e agora clamar a Cristo por auxílio. Foi desse hino que me lembrei quando algum tempo atrás observei o agradecimento de Paulo a Deus pelos romanos em Rm 1:8-13. Se você prestar bastante atenção, ali Paulo diz que pede a Deus oportunidade de visitar e edificar os irmãos de Roma, mas, antes disso, no versículo 8, Paulo agradece a Deus porque a fé dos romanos já é conhecida no mundo todo. Ou seja, Paulo abertamente louva a Deus porque os romanos estão sendo edificados mesmo sem a sua pregação. Podemos dizer que o apóstolo não colocou em primeiro lugar um desejo de ser consultado. Pelo contrário, o que ele colocou em primeiro lugar foi a fé dos irmãos, com ou sem a contribuição dele. Por isso, quando ficou sabendo da fé deles ele de modo algum ficou insatisfeito ou com inveja, antes deu graças a Deus por meio de Jesus Cristo! Talvez seja muito texto comentando um verso tão curto, e talvez fale mais a mim do que a vocês, mas essa oração é justa: Senhor Jesus, livra-nos do desejo de ser consultados, faze-nos humildes!


     A quem exaltamos?


 Agora vamos pular direto para a última estrofe. "Cristo é a alegria que preenche, a porção dos que Te amam, a herança de valor! Se eu Te tenho eu descanso por ter tudo; se me falta a Tua beleza eu procuro em vão por bens." Eis a satisfação do cristão! Basicamente, eu creio que posso expressar dessa forma a diferença na motivação do orgulhoso para a motivação do cristão humilde:

 Uma atitude orgulhosa vem do entendimento de que você é seu próprio tesouro. Você está perdido em si mesmo, se considerando digno de atenção, fonte de sabedoria. Mas um dia você vai perceber, mais cedo ou tarde demais, que não é tão interessante quanto imaginava. A vida não era para você mesmo.

 Por outro lado, a atitude humildemente cristã é totalmente outra. Nós descobrimos o maior tesouro do universo, Jesus Cristo nosso Senhor, Filho amado de Deus Pai. Ele sim é interessante, sim, Ele é digno. Quando olhamos para Ele sabemos o que realmente é viver. E o melhor: Cristo Jesus, preciosíssimo, é nosso! Nosso Salvador, nosso Senhor. O que nós somos não é tão importante quanto o que Ele é, e nossa satisfação está nisso: sermos discípulos amados por Ele. Dessa forma, plenamente felizes, com uma felicidade que nada no mundo pode tirar, pois o amor de Deus é fiel e eterno, podemos servir os outros. Podemos procurar o bem deles porque nosso bem nenhuma traça consome, nem ladrão algum pode minar e roubar. 

 Ó Jesus, manso e humilde de coração, ouve-nos, dá-nos que sejamos mais atentos ao Teu perfeito amor! 


 Link: https://youtu.be/z4iRw3TK4Hg




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando