Pular para o conteúdo principal

O Valor da Intercessão: Por que orar uns pelos outros?

 Pedir para a igreja orar por outras pessoas pode parecer sem sentido se você não ler o que a Bíblia diz a respeito disso. Talvez você pense: "Por que tanta gente tem que orar? Será que nós temos que convencer Deus a fazer isso?" Mas não é assim. Não é como se Deus "estivesse com receio de agir". Pelo contrário, Deus quer agir, e ao mesmo tempo quer que oremos. Vamos ver exatamente o que a Bíblia diz a respeito disso:


 "Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos depositado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos."

2 Coríntios 1:10‭-‬11 NVI


 O nosso irmão John Piper foi quem me mostrou o que agora quero mostrar a vocês. Nesse texto de 2 Coríntios, Paulo diz que tem esperança de que Deus o livrará da morte, e então pede as orações dos Coríntios em seu favor. O que abre os nossos olhos em relação à intercessão aqui é a última frase, na qual Paulo dá o motivo desse pedido de oração:


 "Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos." 


Pense nisso. Paulo está pedindo que os Coríntios orem para que todos eles se alegrem e agradeçam a Deus quando a oração for respondida. Para tentar colocar num esquema: 

 Por um lado, quando há só a oração comum,

 uma pessoa pede uma coisa –> Deus responde essa uma coisa -> uma pessoa fica grata.


 Por outro lado, quando há a intercessão,

 Muitas pessoas pedem uma coisa –> Deus responde essa uma coisa —⟩ muitas pessoas ficam gratas!


 Dessa forma, Paulo está dizendo que é correto orarmos uns pelos outros para que todos nós sejamos gratos a Deus por cada uma das bençãos concedidas à igreja. Ou seja, não é como se Deus não quisesse abençoar, pelo contrário, o que Deus quer é que a benção seja uma benção para muitos!


 Só para tirar toda dúvida, não tenha medo de não ter uma quantidade suficiente de pessoas orando por você. Não existe uma "cota" para Deus responder as orações, pois Deus não está esperando ser convencido a responder. Pelo contrário, Ele sempre faz o que é melhor, e Ele sabe de todas as coisas. Simplesmente ore e peça orações, e confie sinceramente no Senhor. O mesmo Deus que responderá às orações é o Deus cujo Espírito Santo move nossos corações a orar. Ele é gracioso de muitas formas, não tenha dúvidas, e tudo o que Ele faz é para que amemos ainda mais a Ele, nunca para termos medo ou ansiedade. O Senhor quer que todos nós conheçamos a Sua bondade, e isso é muito bom, porque a Sua bondade é maravilhosa. 


 Dessa forma, ore pelos irmãos que estão necessitando de oração, e peça à igreja ajuda em oração quando você tiver problemas. Fazendo assim, quando Deus abençoar os irmãos você também agradecerá, e quando Ele te abençoar muitas pessoas estarão felizes junto de você, e todos verão que o nosso Deus Triuno é muito, muito bom!


 

 

 Fonte: https://br.pinterest.com/pin/66076319512676559/

 Modificado pela adição do texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor (III), de George Herbert | Tradução de Poema

 O Amor me deu boas-vindas, mas hesitei   Sujo de pó e pecado  Mas o esperto Amor, vendo que desconfiei  Desde que eu tinha entrado  Com ternura se achegou a mim, me perguntando  Se algo estava faltando  “Um convidado que tivesse merecido.”  O Amor: “Você será.” “Eu, que sou o insensível, o ingrato? Ah querido,  Não posso nem te olhar.”  O Amor pegou minha mão, sorriu, respondeu:  “Quem fez o olho senão eu?”  “Sim, senhor, mas eu o manchei: tal me envergonhou,  O que ganhei terei.”  “E não sabe" — o Amor — “quem a culpa levou?”  “Querido, eu servirei.”  “Deve sentar” — o Amor — “a carne eu já provi.”  Então eu sentei e comi.

O Centurião Romano, Sérgio Lopes | ACQMF #4

     O Centurião Romano, Sérgio Lopes       “Quando Ele expirou o sol escureceu, / era mesmo o Filho de Deus. / Seu sangue em minhas mãos me fez entender / que por mim um inocente estava lá. / Pode um mortal, perante o próprio Deus, / ser irreverente e ateu?”   Dessa vez, um irmão que conheço bem pouco, mas que tem uma canção que foi chave na minha visão da crucificação. Sérgio Lopes quase não aparece entre as minhas músicas mais ouvidas, mas Centurião Romano verdadeiramente apresentou o Cristo Crucificado e Seu sangue escorrendo diante dos meus próprios olhos.   Esse hino é baseado em uma cena da crucificação de Jesus em Mateus 27, especificamente o versículo 54, que diz:   “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.” Sérgio Lopes usa a confissão do centurião pra nos fazer sentir, por um moment...

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu...