Pular para o conteúdo principal

O Valor da Intercessão: Por que orar uns pelos outros?

 Pedir para a igreja orar por outras pessoas pode parecer sem sentido se você não ler o que a Bíblia diz a respeito disso. Talvez você pense: "Por que tanta gente tem que orar? Será que nós temos que convencer Deus a fazer isso?" Mas não é assim. Não é como se Deus "estivesse com receio de agir". Pelo contrário, Deus quer agir, e ao mesmo tempo quer que oremos. Vamos ver exatamente o que a Bíblia diz a respeito disso:


 "Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos depositado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações. Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos."

2 Coríntios 1:10‭-‬11 NVI


 O nosso irmão John Piper foi quem me mostrou o que agora quero mostrar a vocês. Nesse texto de 2 Coríntios, Paulo diz que tem esperança de que Deus o livrará da morte, e então pede as orações dos Coríntios em seu favor. O que abre os nossos olhos em relação à intercessão aqui é a última frase, na qual Paulo dá o motivo desse pedido de oração:


 "Assim muitos darão graças por nossa causa, pelo favor a nós concedido em resposta às orações de muitos." 


Pense nisso. Paulo está pedindo que os Coríntios orem para que todos eles se alegrem e agradeçam a Deus quando a oração for respondida. Para tentar colocar num esquema: 

 Por um lado, quando há só a oração comum,

 uma pessoa pede uma coisa –> Deus responde essa uma coisa -> uma pessoa fica grata.


 Por outro lado, quando há a intercessão,

 Muitas pessoas pedem uma coisa –> Deus responde essa uma coisa —⟩ muitas pessoas ficam gratas!


 Dessa forma, Paulo está dizendo que é correto orarmos uns pelos outros para que todos nós sejamos gratos a Deus por cada uma das bençãos concedidas à igreja. Ou seja, não é como se Deus não quisesse abençoar, pelo contrário, o que Deus quer é que a benção seja uma benção para muitos!


 Só para tirar toda dúvida, não tenha medo de não ter uma quantidade suficiente de pessoas orando por você. Não existe uma "cota" para Deus responder as orações, pois Deus não está esperando ser convencido a responder. Pelo contrário, Ele sempre faz o que é melhor, e Ele sabe de todas as coisas. Simplesmente ore e peça orações, e confie sinceramente no Senhor. O mesmo Deus que responderá às orações é o Deus cujo Espírito Santo move nossos corações a orar. Ele é gracioso de muitas formas, não tenha dúvidas, e tudo o que Ele faz é para que amemos ainda mais a Ele, nunca para termos medo ou ansiedade. O Senhor quer que todos nós conheçamos a Sua bondade, e isso é muito bom, porque a Sua bondade é maravilhosa. 


 Dessa forma, ore pelos irmãos que estão necessitando de oração, e peça à igreja ajuda em oração quando você tiver problemas. Fazendo assim, quando Deus abençoar os irmãos você também agradecerá, e quando Ele te abençoar muitas pessoas estarão felizes junto de você, e todos verão que o nosso Deus Triuno é muito, muito bom!


 

 

 Fonte: https://br.pinterest.com/pin/66076319512676559/

 Modificado pela adição do texto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Infinito, de Giacomo Leopardi | Tradução de Poema

O Infinito        Sempre caro me foi este morro só        E esta cerca, que em tantas partes suas        O último horizonte ver me nega.        Mas sentado e observando, interminados 5     Espaços para lá, sobrehumanos         Silêncios, e profunda quietude        Eu, na mente, formo; onde por bem pouco        Meu coração não assusta. E como logo        Ouço o vento soprar entre estas plantas 10   Aquele infinito silêncio à ouvida        Voz vou comparando: e me vem o eterno,        E as estações mortas, e esta presente        E viva, e o som dela. Assim por entre esta    ...

2 Pontos das 95 Teses | Fé e Sofrimento

2 Pontos das 95 Teses "Seja considerado tolo  Todo aquele que disser  "Paz, Paz!"   Sem que haja paz.  Seja considerado Justo  Todo aquele que disser  "Cruz, Cruz!"  Sem que haja cruz."  ~ Tese 95, João Manô  Essas duas estrofes do hino "Tese 95", de João Manô , são retiradas diretamente das 95 teses de Martinho Lutero. Especificamente, a primeira estrofe citada é a tese 92 e a segunda estrofe é a tese 93. Quando descobri isso achei incrível, pois enriquece muito a música, e por isso pretendo trazer a nossa atenção a essas duas teses e extrair delas o cerne das questões que Lutero tratou ao protestar contra a teologia da Igreja Católica Romana, a saber, a validade das indulgências e o sofrimento cristão.       Tese 92 - Conforto infundado  Vamos começar com a tese 92:      "Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há Paz."¹  Se você tem alguma noção do ...

Amor (III), de George Herbert | Tradução de Poema

 O Amor me deu boas-vindas, mas hesitei   Sujo de pó e pecado  Mas o esperto Amor, vendo que desconfiei  Desde que eu tinha entrado  Com ternura se achegou a mim, me perguntando  Se algo estava faltando  “Um convidado que tivesse merecido.”  O Amor: “Você será.” “Eu, que sou o insensível, o ingrato? Ah querido,  Não posso nem te olhar.”  O Amor pegou minha mão, sorriu, respondeu:  “Quem fez o olho senão eu?”  “Sim, senhor, mas eu o manchei: tal me envergonhou,  O que ganhei terei.”  “E não sabe" — o Amor — “quem a culpa levou?”  “Querido, eu servirei.”  “Deve sentar” — o Amor — “a carne eu já provi.”  Então eu sentei e comi.