Pular para o conteúdo principal

Espinho, Grupo Logos | ACQMF #3

    Espinho, Grupo Logos

     “Se as pontas aguçadas da coroa / Te feriram, ó Cabeça, / eu que sou corpo, / parte do Teu corpo, / não devo reclamar. // Dá-me mais graça, Senhor, / dá-me mais graça! / Passa os Teus dedos nos meus olhos, / vem me consolar.”


 De novo o Grupo Logos por aqui, pois o objetivo não é só apresentar diversas boas músicas, mas sim apresentar as canções que abriram meus olhos, pela graça do Espírito do nosso Senhor. E sem dúvida, essa foi uma delas. Creio que todos nós, que estamos imersos numa cultura onde o objetivo da vida parece ser ‘ficar rico e sem problemas’ teremos um contato doído mas refrescante com esse hino.

Orando a dor

  A primeira coisa que me chamou a atenção aqui foi o lamento. Isso é um legítimo lamento, dirigido ao próprio Senhor. Muitas vezes ficamos tristes, bravos ou insatisfeitos com a nossa vida, e queremos segurar esse ressentimento e atrofiar com ele. Mas o que os salmos ensinam, e o Grupo Logos também, é que toda tristeza deve ser trazida ao Senhor, não como reclamação, mas como confissão e pedido. A vontade de Deus não é que neguemos a dor, como se ela não existisse, mas sim que a tragamos em confissão sincera a quem realmente pode fazer algo a respeito: Deus mesmo. Ouvir esse hino é lembrar que o Senhor Jesus sabe muito bem o espinho do nosso sofrimento, e também ouve nossa oração.

 Não só isso, o hino ensina muito bem o que deve ser pedido: graça, consolo, fé. “Senhor, eu não entendo o Espinho (...) dá-me mais graça.” Ou seja, “Senhor, eu estou sofrendo, tem misericórdia de mim, mostra a Tua mão, tanto em tirar o Espinho, se for da Tua vontade, como em suportá-lo confiando em Ti, porque estás comigo e sabes o que fazes. Dá-me mais graça para que eu confie mais em Ti, que cuidas de mim.” Por que isso é importante? Porque se esperarmos sempre que o Senhor nos livre dos espinhos, às vezes ficaremos tristes e até mesmo bravos quando Ele não livrar. Mas, se confiamos nEle, sabemos que precisamos justamente do que Ele dará em resposta à oração, seja paciência, seja livramento. Em todas as coisas, confessamos, pedimos e confiamos que Ele está nos guiando.

     Sofrer com a motivação certa

  Além disso tudo, Espinho me ensinou a estar disposto a sofrer. Contudo, não disposto a sofrer qualquer coisa por um objetivo qualquer, mas sim sofrer diante do Senhor. “Se as pontas aguçadas da Coroa Te feriram, eu não devo reclamar.” A razão para aguentar firme a dor não é nenhuma senão essa: Cristo Jesus sofreu por nós, então sofreremos se Ele quer que O sigamos assim. Não sabemos o que nosso sofrimento faz ou não; nem sempre vemos o que devemos aprender, ou que erro cometemos, ou qual oportunidade temos de mostrar a glória de Deus; mas, o que sabemos sempre é que o Senhor Jesus sofreu por nós e somos dEle, e Ele sabe o que faz e podemos segui-Lo ainda que em dor. Mas, na dor, pedir graça é o remédio, porque a graça de confiar em Jesus é melhor do que tudo no mundo. Se chorarmos, pedindo graça sentiremos sua mão gentil enxugando nossas lágrimas. Dá-nos mais graça, Senhor!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando