Pular para o conteúdo principal

Por Água e Sangue veio o Senhor nos salvar: uma exposição de 1 João 5:4-6

 Esse blog chama Por Água e Sangue devido à uma passagem da Primeira Epístola de João. Vamos ver juntos a profundidade do significado dessa frase.

4. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
5. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. (1 João, 5)

 Durante toda a epístola o apóstolo João fala muito sobre a vida do cristão – sobre como a pessoa regenerada (ou, nos termos dele, o "nascido de Deus") não vive no pecado (1:6; 2:1,4, 29; 3:6;) – e também sobre como Jesus é o nosso advogado quanto aos nossos pecados (1:7; 2:1-2; 3:5; 4:9-10, 14;) e afirma que o seu propósito ao escrever essa carta é mostrar a certeza da salvação (1:4; 2:12,25; 4:4; 5:13;). Nesse capítulo final não é diferente, e em especial nesse trecho o apóstolo vai concluir esses pensamentos.
4. porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
 O versículo 4 começa com "porque" em resposta ao versículo anterior, que diz que os mandamentos de Deus não são pesados. Então João diz "todo o nascido de Deus vence o mundo," ou seja, todo cristão – que é regenerado, que nasceu de Deus – vence o pecado e é salvo; e ele então continua e diz como isso acontece – o que nos garante a salvação – afirmando: a vitória que vence o mundo é a fé!
 Que maravilha! Quem vence o mundo e o pecado – quem é salvo por Deus – é aquele que tem fé! O apóstolo chega ao final da carta e agora atrela a santidade de quem é nascido de Deus à fé: quem tem fé – quem crê, quem confia – esse é o nascido de Deus. Ele então continua agora especificando que fé é essa:
 5. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
 O tema do 'nascido de Deus não pecar' então é concluído aqui dizendo que "o nascido de Deus vence o mundo e a vitória que vence o mundo é a fé – a confiança – de que Jesus é o Filho de Deus e veio por água e Sangue." 
 É útil fazer um paralelo com o versículo 3 do capítulo 3, onde após falar sobre a nossa esperança da volta de Cristo, o apóstolo diz que "quem tem essa esperança purifica-se como Ele é puro."
 A mesma ideia está aqui: João está nos perguntando "Quem? Quem vence o mundo senão quem crê que Jesus é o Filho de Deus? Quem é que tem motivação para se santificar senão aquele que crê no Senhor? Quem é que pode pensar em ser justo senão quem crê que é salvo só pela graça? Quem tenta agradar a Deus senão quem crê que todos os seus pecados são perdoados por causa de Cristo? Quem, amados, se purifica e luta contra o pecado senão quem tem a firme certeza de que o Filho do Deus Vivo morreu no nosso lugar, para pagar os nossos pecados com Seu Sangue, nos amando e nos salvando quando não havia nada a não ser pecado e imundícia em nós, e que Ele mesmo voltará nos buscar? Quem vence o mundo senão quem crê que Jesus é o Filho de Deus, que veio por água e sangue, e por nós venceu o mundo?"
 Em resumo, o que o apóstolo João nos traz aqui é a essência da santificação: não é porque queremos ser salvos, mas porque já somos salvos e amamos o nosso Salvador. Ou seja, santificação é, então, decorrente da fé: por isso o nascido de Deus se santifica, é uma expressão de louvor ao nosso Santo Salvador. Portanto, essa é a dinâmica da nossa santificação: sermos tão gratos por tudo que o nosso Senhor Jesus Cristo fez por nós a ponto de, transbordando essa gratidão em toda nossa vida, nos apresentarmos a Deus como agradáveis sacrifícios de louvor a Ele (Rm 12:1; Hb 13:15)! 
 6. Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.
 Já o tema de que Jesus é o Advogado quanto aos nossos pecados é também concluído por completo aqui. Para entender mais profundamente essa conclusão vamos levar em conta o versículo 4:10 enquanto analisamos o versículo 5:6 em questão. No primeiro versículo, o apóstolo diz que Deus "enviou Seu Filho para propiciação pelos nossos pecados;" isso é um ponto-chave na compreensão de 5:6.
 A missão do Filho de Deus segundo o que João nos diz foi ser a "propiciação" pelos nossos pecados. Propiciação é basicamente o mesmo que expiação, ou seja, é conseguir o perdão de Deus. No Antigo Testamento, o sacerdote fazia a expiação dos pecados – isto é, conseguia o perdão de Deus pelos pecados do povo – quando matava um bode no lugar dos pecadores (pois o pecado precisa ser punido) e jogava o sangue desse bode sobre o propiciatório da Arca (Lv 16:14,15). Então, o que o apóstolo nos diz é que a missão do Cristo – do Filho de Deus – era justamente essa: derramar o Seu sangue no lugar dos pecadores que crêem nEle para que todos os seus pecados sejam definitivamente perdoados; essa é a propiciação do Filho de Deus, feita não no propiciatório, mas na Cruz.
 É por isso que só quem crê que Jesus é o Filho de Deus vence o mundo: pois sem o Filho de Deus derramar Seu sangue por nós, de que modo poderíamos nos salvar? 
  Perceba como João diz com muita ênfase que Jesus Cristo veio "não só por água".  Isso acontece devido à heresia que ele estava combatendo, que ele já havia citado no versículo 2:2 e 4:3.
 Segundo essa mentira que surgiu logo no começo do cristianismo, "Jesus seria um homem normal, fiel seguidor da Lei. Já o Cristo seria um ser espiritual — aquele que desceu como pomba sobre ele quando ele foi batizado em água. Assim, o Cristo teria vindo por água e capacitado Jesus para pregar e fazer milagres, mas teria deixado-o antes da crucificação."
 Que absurda heresia! Não é à toa que o apóstolo deixa tão claro que não só por água veio o Filho de Deus, pois Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo, e Ele veio por água – para pregar e fazer milagres, sendo o próprio Filho de Deus encarnado – e também por sangue, para morrer como o perfeito substituto dos pecadores! Que gloriosa consolação ter a confiança certa de que o Senhor veio não só por água, mas também por sangue e que justamente em vir por sangue fez propiciação pelos nossos pecados, nos perdoou, nos salvou eternamente! Bendito seja o nosso Senhor Amado que de fato se tornou homem pra morrer no nosso lugar; Glorificado seja o Senhor, nosso Salvador, que derramou Seu sangue como propiciação, que nunca esqueçamos o valor disso!
 E é exatamente isso que o apóstolo João deixa mais claro como central na obra de Cristo no trecho que estamos estudando: o Senhor Jesus veio não só por água, mas também por sangue. Diferente dessa mentira de que Cristo só veio no batismo com o propósito de ensinar e fazer milagres, o apóstolo afirma que o Cristo era de fato o próprio Jesus e que o objetivo, além de ensinar, foi também salvar os que crêem, e isso só foi feito por Sangue, na Cruz. Justamente porque Ele efetivou a nossa salvação com Seu Sangue e nos perdoa de Graça é que Ele é nosso Advogado pois Ele é a própria propiciação — a garantia da salvação que encerra o caso dos nossos pecados.
 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
E finalmente, o assunto da carta ser a certeza da salvação é concluido com as últimas palavras desse versículo 5:6:
"E o Espírito é o que testifica, pois o Espírito é a verdade."
A confirmação final e absoluta da salvação é a certeza que o Espírito Santo põe no nosso coração – como verdadeiro testemunho dentro de nós – de que o Senhor Jesus é o Senhor de fato; é a certeza de que tudo isso realmente é verdade. Se a salvação é pela fé, não poderia ser diferente a conclusão: sabemos que somos salvos pelo Senhor Jesus quando o Espírito Santo opera em nós a verdadeira certeza de que esse Jesus é o Cristo, o Filho de Deus que veio pra derramar Seu Sangue a fim de nos salvar. O Divino Espírito nos dá essa confiança pois Ele é a verdade, e nos confirma a verdade do Filho de Deus.
 Enfim, irmãos, nesse pequeno trecho temos uma gloriosa instrução!
Aprendemos que nós só podemos nos santificar porque o Senhor Jesus já nos salvou! 
 Se Jesus não tivesse morrido por nós – e ressuscitado –, se dependessemos das nossas próprias mãos imundas pra chegarmos diante de Deus, que perdição teríamos! Se fosse com nossas próprias forças que subíssemos até o céu, em quão grande abismo estaríamos! Mas não é assim. O Senhor Jesus já nos salvou com Seu próprio sangue, e por isso nos apresentamos a Deus e nos limpamos e nos santificamos — pois Deus já é conosco. Não fosse o Filho de Deus nos lavar e levar diante do Pai, jamais teríamos qualquer avanço. Só vencemos o mundo porque cremos no Senhor Jesus Cristo. Verdadeiramente, pela graça somos salvos — e pela graça somos santificados e nos santificamos, em tudo dependemos do nosso Senhor, glória seja dada, pois, a Ele! 
 Que as palavras do apóstolo João nos previnam de jamais pensarmos que somos santos com nossas próprias orações ou ousadia. Não! Somos santificados e nos santificamos só porque temos certeza de que o Filho de Deus é nosso Advogado e Sumo Sacerdote, nessa confiança nos apresentamos a Deus e tentamos agradá-Lo, não apresentando imundas mãos vazias, mas mãos que já se lavaram com sangue, agarradas à Cruz
 Também agora entendemos um pouco mais a riqueza da profundidade de Jesus Cristo ter vindo por água e sangue. Não somente o Filho de Deus se fez carne e osso – homem humano de verdade – Ele entregou Seu sangue com toda dor e sofrimentos que nossos pecados nos fazem merecer. Que nada nos dê uma visão diminuída desse sacrifício verdadeiro, ser condenado no lugar do pecador; ser condenado – e morrer – no meu lugar! Que nenhuma heresia nos engane, o Senhor Jesus fez absolutamente tudo por nós. Nossas mãos sujas não trazem justificativas para Deus, e só são limpas no sangue que escorreu do corpo do Filho de Deus pendurado numa Cruz. Justificados só pela graça somos, nada que fazemos se compara ao Cristo vir à Terra por sangue. Louvado e exaltado eternamente seja esse nosso Senhor e Salvador, verdadeiro Advogado! E que nosso louvor não esteja só nos lábios, mas seja uma vida santa, em gratidão, confiando só nEle.

 Oro para que o Divino Espírito testemunhe isso no seu coração: que o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio por água e por sangue para salvar pecadores como eu — e como você.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando