Pular para o conteúdo principal

"Onde estiver seu tesouro, estará seu coração"


 19. Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20. mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
(Mateus, 6)

° Introdução:
 Por ser jovem aprendiz, eu faço um curso sobre administração (e também sobre ser jovem). Um dia desses, eu tive uma aula sobre planejamento financeiro; então a professora começou a explicar como planejar seu futuro e ficar rico, fez cálculos, ensinou técnicas como guardar dinheiro até poder comprar um apartamento, então alugar e guardar o dinheiro desse aluguel até poder comprar outro apartamento!   Fazendo assim você vai se estabilizando e aumentando seu patrimônio e tal. 

   Porque eu estou falando isso? Pra mostrar como é difícil ficar rico. Você precisa se dedicar a guardar boa parte do seu salário por anos, pra então fazer algum investimento e confiar que ele vai te sustentar.
"Ajuntar tesouros" exige disciplina, exige foco, exige devoção.
 Isso me lembrou do texto em questão.

 ° "Exposição":
É precisamente por isso — pela necessidade de ser devoto ao propósito de ser rico — que o Senhor Jesus diz "onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração;" dois motivos:

 Você precisa se esforçar para ajuntar tesouros e por isso seu coração está nisso.    Você precisa querer muito essa riqueza, precisa de foco (por isso Ele continua o sermão falando logo abaixo sobre os olhos); este tem de ser o seu maior objetivo, você tem que lutar para conseguir ficar rico. A motivação para acordar cedo todos os dias tem de ser "eu vou trabalhar hoje e dia 5 vai cair o pagamento na minha conta e um dia eu vou poder comprar tudo o que eu quiser."

 Também, você precisa confiar no seu tesouro, e por isso seu coração está nisso.   Perceba que o argumento do Senhor para não ajuntarmos tesouros na Terra é que esses tesouros são passageiros e estão sujeitos a todo tipo de imprevisto – traças, ferrugem, ladrões. – Apesar de tantos confiarem em seu dinheiro, ele passa, ele acaba. Você, para se enriquecer, precisa se esforçar e confiar só nisto.
 Logo, o seu foco e esforço determina onde está o seu coração, com todo seu esforço e toda sua atenção. E o Senhor Jesus nos chama à deixar de juntar tesouros na Terra para juntá-los no céu.

 ° Aplicação:
 O que isso significa? Irmãos, todos os dias pessoas vão e vêm – vestidas de terno e gravata, com o celular na orelha,  atentos ao mercado financeiro e divididos entre muitas possibilidades – tão envolvidas com a vida, gastando todas as suas energias em conseguir dinheiro, enriquecer, ajuntar tesouros.

 Mas hoje o Senhor nos chama para pegarmos todo esse foco, toda essa disciplina, toda essa devoção, todo o nosso coração, e pôr em buscar comunhão com Deus! O tesouro no céu é o Reino de Deus e a sua justiça. Se as pessoas lá fora conseguem se esforçar tanto por coisas que traça e ferrugem consomem, quanto mais nós não devemos nos esforçar, em glorificar a Deus com toda a nossa vida!

 Irmão, se até hoje você teve motivação pelo seu salário, pôs suas forças em enriquecer, transfira todo esse esforço para Deus! Que a motivação da sua vida toda manhã seja dobrar seus joelhos e exaltar a preciosidade do sangue de Cristo! Não ponha seu coração no tesouro da Terra, mas no tesouro celestial.
 Irmão, esqueça o mundo aqui, olhe só para Jesus, e ponha o seu coração em amar a Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Infinito, de Giacomo Leopardi | Tradução de Poema

O Infinito        Sempre caro me foi este morro só        E esta cerca, que em tantas partes suas        O último horizonte ver me nega.        Mas sentado e observando, interminados 5     Espaços para lá, sobrehumanos         Silêncios, e profunda quietude        Eu, na mente, formo; onde por bem pouco        Meu coração não assusta. E como logo        Ouço o vento soprar entre estas plantas 10   Aquele infinito silêncio à ouvida        Voz vou comparando: e me vem o eterno,        E as estações mortas, e esta presente        E viva, e o som dela. Assim por entre esta    ...

2 Pontos das 95 Teses | Fé e Sofrimento

2 Pontos das 95 Teses "Seja considerado tolo  Todo aquele que disser  "Paz, Paz!"   Sem que haja paz.  Seja considerado Justo  Todo aquele que disser  "Cruz, Cruz!"  Sem que haja cruz."  ~ Tese 95, João Manô  Essas duas estrofes do hino "Tese 95", de João Manô , são retiradas diretamente das 95 teses de Martinho Lutero. Especificamente, a primeira estrofe citada é a tese 92 e a segunda estrofe é a tese 93. Quando descobri isso achei incrível, pois enriquece muito a música, e por isso pretendo trazer a nossa atenção a essas duas teses e extrair delas o cerne das questões que Lutero tratou ao protestar contra a teologia da Igreja Católica Romana, a saber, a validade das indulgências e o sofrimento cristão.       Tese 92 - Conforto infundado  Vamos começar com a tese 92:      "Fora, pois, com todos estes profetas que dizem ao povo de Cristo: Paz! Paz! e não há Paz."¹  Se você tem alguma noção do ...

Amor (III), de George Herbert | Tradução de Poema

 O Amor me deu boas-vindas, mas hesitei   Sujo de pó e pecado  Mas o esperto Amor, vendo que desconfiei  Desde que eu tinha entrado  Com ternura se achegou a mim, me perguntando  Se algo estava faltando  “Um convidado que tivesse merecido.”  O Amor: “Você será.” “Eu, que sou o insensível, o ingrato? Ah querido,  Não posso nem te olhar.”  O Amor pegou minha mão, sorriu, respondeu:  “Quem fez o olho senão eu?”  “Sim, senhor, mas eu o manchei: tal me envergonhou,  O que ganhei terei.”  “E não sabe" — o Amor — “quem a culpa levou?”  “Querido, eu servirei.”  “Deve sentar” — o Amor — “a carne eu já provi.”  Então eu sentei e comi.