Pular para o conteúdo principal

"Eu que era cego, agora posso ver!"


João 9:1-41

No relato da cura do cego de nascença podemos identificar duas atitudes opostas diante do milagre: A atitude dos fariseus e a atitude do cego.
• Atitude dos fariseus:
° Viram o cego vendo;
° Jo 9:16: Sabiam que estavam diante de um milagre, mas sua reprovação prévia a Jesus os impedia de acreditar;
° Foram então investigar se um milagre havia ocorrido de fato:
-› Jo 9:19-20: Questionaram os pais do cego para saber se ele era mesmo cego; ele era;
-› Ainda assim não creram que Jesus tivesse sido responsável pelo milagre, dizendo ao cego que desse glória a Deus e não a Jesus (Jo 9:24); porém o cego então prova por a+b que Jesus era de Deus.
-›› Provado então que o milagre ocorreu e que Jesus foi diretamente responsável por ele, o que fazem os fariseus? Crêem? Não. Eles, com tudo diante de seus olhos, preferem expulsar o cego e permanecer em seu próprio engano; se fizeram cegos mesmo vendo a verdade (Jo 9:41).
=⟩⟩ Os fariseus resistiram ao que estava diante de seus olhos.
• Atitude do cego:
° Foi curado por Jesus (Jo 9:6-7)
° Creu em Jesus (Jo 9:35-38)
° Testemunhou de Jesus:
-› Jo 9:25: Testemunhou do que aconteceu com ele próprio, da transformação que Jesus fez em sua vida;
-› Jo 9:30-33: Testemunhou do caráter de Jesus, algo até que bem próximo do evangelismo.
-›› Ele foi curado e soube do mesmo que os fariseus souberam, esteve diante dos mesmos fatos, porém, sua atitude foi diferente: percebendo quem era Jesus, ele não resistiu, mas se entregou; verdadeiramente centrou sua vida nEle a partir daquele momento.
=⟩⟩ O cego foi curado, e então, podendo ver tudo, percebeu que lhe importava de fato ver apenas uma coisa: Jesus (Hb 12:2); O cego (agora ex-cego) viu a Verdade e então passou a só ver a verdade; só tinha olhos para testemunhar da maravilha de Jesus na sua vida.

Conclusão:
Nós também temos diante de nós a opção entre essas duas atitudes: resistir ou seguir. Hebreus 12:1 diz que devemos correr com paciência a corrida que nos está proposta; a todos que conhecem o evangelho foi proposta a corrida: como o cego e os fariseus, estes podem escolher entre se entregar de coração a Jesus, focar seus olhos no Senhor e considerá-lo em todo momento, pondo-O como suprema razão de sua vida; ou ignorar, resistir à sua própria consciência a fim de permanecer como estão.
Se você foi curado de sua cegeira espiritual e hoje vê que Jesus verdadeiramente é o Autor e Consumador da fé, você não tem motivos para olhar para mais nada: nem para o mundo, nem para quaisquer afrontas, nem para os seus próprios desejos; você tem algo muito maior para olhar; Alguém que é digno de toda sua atenção e forças e entendimento. Olhe para Jesus e testemunhe dEle em todo tempo, dizendo ao mundo bem alto: "–Eu que era cego agora posso ver, contemplar enfim!"

Texto de 02/19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando