Pular para o conteúdo principal

Alegria e Paz: Jesus, o consolo que envolve a minha vida.

 "Posso ver que você não é feliz; e vou dizer que não pode ser feliz se continuar a procurar em vão, por caminhos que não trazem solução; só em Jesus, a paz real você vai encontrar..."
 ~Ao Sentir | Grupo Logos
 "E eis o consolo que envolve a minha vida: o meu Senhor Jesus, que foi morto, sim, naquela cruz, voltará, voltará enfim!"
 ~Autor da Minha Fé | Grupo Logos
 "Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis alições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."
 (Jo 16:33)

 Em Jesus temos verdadeira paz. Procurar paz no mundo é em vão.
 Mas por quê? Qual a diferença entre a alegria do mundo e a paz de Cristo? Por que o mundo "não traz solução"? Ora, porque Jesus é a resposta suprema para as questões inerentes ao ser humano.
 "Alegria: s.f. Estado de satisfação extrema;" Vamos por partes: primeiro, satisfação do quê? Bom, satisfação dos anseios e questões do homem. Mas então quais seriam tais anseios e questões? Exemplificando alguns, podemos nomear o anseio por Justiça, pela razão da existência e o medo (ou anseio pela inexistência) da Morte.
 Então a alegria (ou Paz, que dado o significado citado de alegria me parece ser suficientemente semelhante ao de paz para estes serem usados intercambiavelmente) teoricamente é o que sentimos ao termos as questões sobre justiça, morte e etc respondidas. Definidas as questões, vejamos como o mundo e Jesus respondem-nas, e o porquê de a resposta deste último ser a mais verdadeira:

 1. Cadê a Justiça?
Mundo: O mundo é injusto. Mas não é nossa culpa, alguém com mais poder do que nós precisa fazer algo; vamos eleger bons governantes e eles ajeitam as coisas, mas, até lá, vamos aproveitar o que somos permitidos de fazer, afinal, todo mundo faz mesmo...
 Jesus: O mundo é injusto, "no mundo tereis aflições", mas "(...) o príncipe deste mundo já está julgado"; o mundo é injusto, mas o cristão não é deste mundo, é embaixador da terra de Justiça e Equidade plenas. Não confie na justiça daqui, mas na de nosso Pai que está nos céus, pois no fim o Bem vence todo o Mal. O mundo é injusto, por isso não seguimos o mundo, mas a Vontade do Justo Juiz, que julgará com justiça nossos atos. Sabendo disso, amemo-nos uns aos outros, não sacrificando-nos a nós mesmos e nossa ética por um "bem maior", "pela Nação", "pela Ciência" ou qualquer coisa, mas pelas pessoas, de acordo com o que O Justo fez; como Cristo amou cada um de nós, assim façamos também, sendo representantes dEle aqui, lumiares de Sua Justiça nessa terra injusta, até que a Justiça venha de vez para finalmente reinar eternamente. 

 2. Por que existimos?
 Mundo: Por nada. Somos obra do acaso, os sobreviventes, mais adaptados a viver. Vivemos, então, para manter a espécie. Nenhuma razão, nada de "nobre"; a sua existência não tem significado e na realidade, tomando o grande quadro, não tem sequer importância.
 Jesus: Nós somos imagem e semelhança de Deus, feitos para serví-lo e dominar sobre toda a criação; somos parecidos com Ele, e servimos, na realidade, como amigos; também, à semelhança dele e à nossa medida, criamos (Ele criou os animais, mas Adão criou seus nomes (Ge 2:19)). Em suma, nosso propósito é servir a Deus utilizando o que Ele nos dá, participando dos Seus planos; importamos porque somos parte da efetivação da Sua vontade.
 
 3. A Morte é horrível; se tudo acaba, por que sequer começar?
 Mundo: A Morte é horrível, então vamos aproveitar a vida. Se no fim tudo acaba, aproveitemos enquanto dura o desenvolvimento. Viva como você quer, aproveite o máximo que se pode aproveitar, satisfaça seus desejos porque afinal de contas eles são o único aproveitamento da vida.
 Jesus: A morte é horrível, sem dúvida, se possível sequer deveria existir. Mas ela não é o fim. "Para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." A morte do cristão é só uma transição, do estado de "embaixadores" para o de "cidadãos em sua própria cidade". A morte é, sim, horrível, mas Jesus venceu a morte e assim você nEle também pode vencer, se confiar nEle a ponto de dizer "eu me entreguei a Cristo, e a vida eterna vou gozar" (Ao Sentir – Grupo Logos).

Essas são basicamente as respostas de cada uma das partes, mas, partindo para o segundo ponto, de que forma a paz de Jesus é mais verdadeira? Por que a Sua resposta satisfaz plenamente?
 Bem, como já estabelecido, a alegria é a satisfação dessas nossas questões. Mas, perceba que o mundo não responde, distrai. O mundo entretém por distrair da triste realidade; Jesus dá a verdadeira alegria por mostrar a realidade e completá-la com a peça que falta, a resposta dessas perguntas. A resposta mundana do porque viver se existe a morte, por exemplo, é distrair-se dela, ignorá-la e viver o hoje; a resposta de Jesus é 'sim, há morte, porém ela não é o fim, leve em consideração a morte, pois até ela eu sou com você enquanto você trabalha o máximo possível aqui, mas depois dela você vive comigo na nossa cidade, onde nada semelhante à ela existirá nunca mais', o mundo não responde a pergunta, muda o foco, mas Ele satisfaz nosso anseio por responder nossa questão.
 Voltando à "Autor da Minha Fé", do Grupo Logos, "O meu Senhor Jesus" é o "consolo que envolve a minha vida" porque "voltará, voltará enfim", satisfazendo, então, definitivamente meus anseios por Justiça, propósito e fim da tristeza e morte. Diante disso, "Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa" (Hb 10:35), e a recompensa é esta: A Vida Eterna.
 Obs: Eu reconheço que nas respostas de "Jesus" eu utilizei na realidade a bíblia como um todo, não somente o que Jesus de fato disse de acordo com os evangelhos, porém sem dúvida a bíblia como um todo é consoante com/reflete o pensamento de Cristo. Reconheço também que as respostas do "mundo" representam um materialismo/niilismo/hedonismo, mas isso é fidedigno ao mundo incrédulo em geral.
 Ps: Esse texto foi escrito originalmente em 11/2018; não fiz revisões de conteúdo, só gramaticais, portanto posso discordar de alguns detalhes desse texto atualmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A traição de Monk e a Sinceridade de Deus | Comentário Cultural

 A série Monk, uma das minhas preferidas, acompanha um detetive particular com TOC, perfeccionismo e outras particularidades. Ele é um detetive extraordinário, capaz de resolver qualquer caso. Ou melhor, qualquer caso, exceto um: o assassinato da sua esposa, ocorrido muitos anos antes do que é retratado na série. Ele amava profundamente a esposa, Trudy, e mesmo oito anos depois da sua morte ainda não conseguiu deixar de pensar constantemente sobre ela, lamentando todos os dias a sua morte. Ele vive sozinho, e sua felicidade é relembrar a vida alegre que teve com ela.  No entanto, em determinado episódio da quarta temporada, Monk recebe uma notícia aterradora: Testemunhas disseram que Trudy está viva, tendo apenas forjado a própria morte para deixar Monk em paz. Ao saber disso, o detetive entra em crise e fica catatônico. Não sabe o que dizer, não sabe o que pensar. A cena é comovente. As únicas palavras que ele diz, completamente atônito, são:  "Se isso for verdade, então nada é v

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito | Tradução de Poema

Jesus das Cicatrizes, de Edward Shillito Se nunca buscamos, Te buscamos então; Teus olhos são chamas no escuro, nossas únicas estrelas, diretrizes; Precisamos dos espinhos de Tua fronte na nossa visão; Precisamos de Ti, Oh Jesus das Cicatrizes. Os céus nos assustam— calmos demais são; Em todo universo não temos nós lugar. Nossas feridas estão doendo; os bálsamos, onde estão? Senhor Jesus, por Tuas Cicatrizes, Tua graça vamos clamar. Se, quando nossas portas estão fechadas, a nós Te achegas, Revela estas mãos, este Teu lado; Sabemos o que são feridas, não temas, Mostra-nos Tuas Cicatrizes, sabemos seu significado. Os outros deuses eram fortes; mas Tu foste fraco; Eles cavalgaram, mas Tu tropeçaste até o trono, és diferente; Mas às nossas feridas só as de Deus podem falar de fato, E deus algum tem feridas, senão Tu somente. ~ Edward Shillito (1872-1948)  Esse poema acima é minha tradução de "Jesus of the Scars", de Edward Shillito, composto em reação aos horrores da Primeira Gu

"O Justo Viverá pela Fé": Como entender o estopim da reforma?

   A narrativa básica da reforma protestante é simples e poderosa, bem resumida na seguinte estrofe de “Tese 95”:  Mas à luz de velas um homem lê Que o justo viverá pela fé É, o justo viverá É, o justo viverá pela fé É, o justo viverá  — Tese 95, João Manô  Em outras palavras: Certo dia, o Espírito Santo iluminou Martinho Lutero enquanto ele lia Romanos 1:17 de modo que ele percebeu que a salvação que Deus garante não é baseada nas obras nem nos méritos, mas é dada gratuitamente, pela fé nEle. A questão que fica é: Paulo faz um bom uso de Habacuque quando ele cita Hc 2:4 como base dessa justificação pela fé? Bom, é claro, ele é um apóstolo de Cristo, um mensageiro fiel da verdade – mas será que podemos entender esse versículo da mesma forma que ele, simplesmente lendo o texto em seu contexto? Eu creio que sim.  Para isso, vamos seguir o raciocínio do texto:  No capítulo 1, Habacuque questiona o Senhor sobre a pecaminosidade de Judá, e a resposta de Deus estabelece que Ele está enviando